segunda-feira, janeiro 09, 2006

Keith

Histórias de canções perdidas.
COCKSUCKER BLUES – THE ROLLING STONES

Em 1970 o contrato com a DECCA Records está a acabar. Falta-lhes gravar uma canção mas eles já estão fartos e querem-se pôr a andar e assinar pela Atlantic Records. À frente da Decca está Sir Edward Lewis um velho chato e conservador. Numa reunião com esse senhor, em provocação Mick Jagger põe a tocar em altos berros a recente demo da canção Cocksucker Blues que conta a obscena história de um jovem estudante solitário que se prostitui em Londres. Legalmente o contracto fica cumprido e óbviamente a canção nunca será editada. É o fim de uma era.

Hoje em dia o single em vinil custa uma fortuna e há algumas edições piratas.
A canção deu mais tarde origem ao título do também infame filme de Robert Frank, que retrata a digressão da banda em 1972 pela América (com Stevie Wonder e Tina Turner como suporte). Esta tour ainda hoje é lembrada como a mais alucinada, provocativa ou inventiva de sempre com deboche de camarins, triunfo de auditório e por aí fora.

No filme, em estilo de documentário pode ver-se tudo aquilo que é cliché do rock de hoje em dia mas que era "inventado" conforme a digressão avançava.
Consumo "gratuito" de drogas com por exemplo a cena do roadie e, se não me engane, um dos gajos da secção de sopros a injectarem-se (e não, não era insulina para as diabetes), copos (ui…), Mik e Kif a enrolarem a nota para darem o traço segundos antes de entrarem em palco, jam session dentro do avião a acompanhar quecas ou Kif e Bobby Keys a atirarem uma televisão pela janela do hotel. Há entrevistas à porta de concertos com a habitual dose de loucura em várias cidades onde se chega a ouvir uma miúda a queixar-se que lhe tiraram o bebé "porque estava sempre em ácido"
O que se pode ver é de tal modo "fora" que a banda baniu o lançamento comercial e consegui que um tribunal proibisse a sua distribuição. Curiosamente, mais tarde, Robert Frank conseguiu os direitos para o poder projectar uma vez por ano, sempre e obrigatoriamente na sua presença…

Tive a sorte de ver o filme que, apesar de pirateado vezes sem conta, não é fácil de obter.
Além do acima referido há também umas poucas imagens ao vivo que em alguns casos impressionam, talvez mais se pensarmos na pedrada da banda. Há o tédio, confusão e raiva acumuladas de quem dorme todos os dias num sítio diferente, sempre há espera de mais loucura, de mais música e com dinheiro à fartura.
Jim Jarmusch diz que é um dos melhores filmes sobre rock and roll de sempre porque faz pensar que ser uma estrela de rock é talvez a última coisa que se poderá querer ser.
Apesar da fama monumental dos Stones em 72, através da lente de Frank pode-se a realidade do que se estava a passar e testemunhar num nível geral o fim dos sixties e por outro lado o íntimo do mito rock. O agarranço de Richards à heroína, os stresses inevitáveis entre Mick e Bianca, a sua mulher de então que imediatamente realizamos estar completamente fora de contexto no meio da javardeira generalizada. E ainda o quanto Mick e Keith sabem planear e manipular a sua imagem de gajos fodidos.

Conclusão, um filme que em teoria deixa água na boca ao juntar um fotógrafo/realizador de culto com maior a banda de rock no seu auge, e na prática, mesmo sem ser o que se espera (porque só visto) acaba por ser um documento genial de uma época.

Informação sobre o filme no IMDB

Cocksucker Blues (Jagger/Richards)

Well, I'm a lonesome schoolboy
and I just came into town
Yeah, I'm a lonesome schoolboy
and I just came into town
Well, I heard so much about London
I decided to check it out
Well, I wait in Leicester Square
with a come-hither look in my eye
Yeah, I'm leaning on Nelsons Column
but all I do is talk to the lime
Oh where can I get my cock sucked?
Where can I get my ass fucked?
I may have no money,
but I know where to put it every time
Well, I asked a young policeman
if he'd only lock me up for the night
Well, I've had pigs in the farmyard,
some of them, some of them, they're alright?
Well, he fucked me with his truncheon
and his helmet was way too tight
Oh where can I get my cock sucked?
Where can I get my ass fucked?
I ain't got no money,
but I know where to put it every time

2 Comments:

At 6:43 da tarde, Blogger Apre disse...

Já estava convencido só com a imagem.

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

o senhor Richards bem chupadinho

 

Enviar um comentário

<< Home