sexta-feira, setembro 09, 2005

Discos esquecidos.

The Wrens - "Secaucus" (1996)

Voltei a ouvir este disco outro dia e mais uma vez fiquei aparvalhado ao pensar que estes tipos são práticamente desconhecidos.

Decidi escrever isto e fui procurar a capa. Dei por acaso com um artigo escrito em dezembro de 2003 (no nova-iorquino Village Voice) por Robert Christgau (conceituado escritor de música) em que ele diz entre outras coisas: "... I'm embarrassed I missed 1996's 54-minute, 19-track Secaucus when it came out. ".
Descobri tambem que, por causa de uma disputa com a editora de então, este se encontra esgotadíssimo e vende por muito no ebay.
Mas o que não sabia e me deixou curioso/desgostoso foi que eles foram conviados para tocarem na noite de abertura da Expo 98. Alguêm viu? Chegaram mesmo a tocar ou foi só convite?

Comprei-o em Londres numa "bargain section" de uma qualquer loja do Soho por 1£. Depois saber o que era, voltei a encontrar noutras lojas e comprei mais dois para oferecer. Quem recebeu de presente tambem ficou viciado.
Quase dez anos e milhentas audições depois continua a impressionar-me.
Rock alternativo americano por um lado, com aquela característica de disco bom que se entranha aos poucos. Rock mais clássico por outro que faz com que seja imediato.
Os jogos de guitarra indie à lá Pavement não surpreenderiam tanto hoje mas são geniais. Há um trabalho de vozes, coros e sussurros que se vai interiorizando aos poucos e que tem algo de sixties. Dá para cantar no carro. Dá para ouvir com a namorada. Dá para mostrar aos amigos do rock de vertente mais machista numa noite de copos e conversa sobre variadas formas de sexo. É multifacetado.



Já que não há à venda, sugiro que saquem, oiçam e queimem.


The Wrens são de New Jersey e além deste disco já editaram:

Silver (1994) porreiro.
Abbott 1135 EP (1999) bom!!!
The Wrens EP(Split w/ Five Mod Four) (2002) não tenho...
Meadowlands (2003) bom!!!