segunda-feira, julho 31, 2006

Sines foi BOM.
Quando me passar a azia escrevo sobre o assunto.

Alguêm tem guronsan?

"For those who believe in God, most of the big questions are answered. But for those of us who can't readily accept the God formula, the big answers don't remain stone-written. We adjust to new conditions and discoveries. We are pliable. Love need not be a command or faith a dictum. I am my own God. We are here to unlearn the teachings of the church, state, and our educational system. We are here to drink beer. We are here to kill war. We are here to laugh at the odds and live our lives so well that Death will tremble to take us. "

Charles Bukowski, poeta (1920 - 1994)

terça-feira, julho 25, 2006

Discos esquecidos:

Junta

PHISH - Junta (1988)
Não me lembro quando os ouvi a primeira vez mas lembro-me de ter ficado aparvalhado. Sei que foi numa compilação em que vinha uma música de "Junta", o muito single "Fee". Primeiro deixei-me levar pelo incrível groove e peloo virtuosismo que como músico não consigo deixar de reparar. Em “Fee”, a voz e coros são nítidamente de quem ouviu Beatles e Zappa. Sim, pop e cretínice em harmonia. Só descansei quando tive o disco. Depois e aos poucos fui sabendo mais sobre estes freaks americanos.

Phish

Vendiam relativamente pouco mas enchiam concertos, uns atrás dos outros, com uma legião de seguidores comparada por vezes à dos Grateful Dead. Tinham fãs tão díspares como Al Gore, Primus, Danny DeVito ou Roger Waters.
Não eram do tipo que segue regras. Quem é que deixa os fâs votarem um álbum preferido de outra banda para tocarem íntegralmente numa série de (habituais) concertos de fim de ano? Calhou ser o branco dos Beatles que várias noites relembraram no Madison Square Garden.

Phish - último concerto agosto 2004

Separaram-se em 2004 depois de 20 anos com o mesmo line-up e pelo seu ecletismo são referidos como jam band - já que improvisos de 20 minutos eram menos raros que o formato canção de 3 minutos e meio.
Sabe-se que cogumelos mágicos e mariajoana foram em tempos combustível aprovado para longas sessões de desbunda. Eram essencialmente uma banda de rock com vocabulário muito extenso.

Voltando ao álbum. A fusão de estilos é vasta. Lounge, americana, easy listening, jazz, folk, um funk fodido e muito ocasionalmente laivos de reggae. A influência de Zappa sente-se nas letras e nos momentos de improviso instrumental depurado.
Trey Anastasio está por todo o lado com a guitarra. Mike Gordon no baixo agarrado à bateria partida de Jon Fishman que ocasionalmente toca trombone, tudo temperado com piano de Page McConnell. Todos cantam. O disco tem uma maturidade que engana. Eram todos relativamente novos na altura, todos nos seus 20 e poucos anos.
Não é perfeito mas tem momentos excelentes. Assim de cabeça que agora não o tenho aqui para ouvir, "David Bowie" em 11 minutos tem a letra mais inventiva e curta que me lembro: “David Bowie! UB40!” (sim é só isto).
"You enjoy Myself" - psicadelisanço de música de carrocel – ou “Dinner and a movie”.
Mais conversa não vale a pena porque o disco tem mesmo é que ser ouvido.

Sites:
http://www.phish.com/ (oficial)

http://www.phish.net/ (fãs)

segunda-feira, julho 24, 2006

Uma daquelas informações que em nada altera a nossa vida:

Dos 147 milhões de norte-americanos na internet, 12 milhões têm blogs.

Ai que Sines se aproxima!

Festival Músicas do Mundo Sines

Quem vai, vai. Quem não vai, fosse.

quinta-feira, julho 20, 2006

Funk no Texas

O
Projecto Marginal organiza noite de funk no ressuscitado (rexuxitado! nunca tinha escrito esta palavra) Texas Bar. É amanhã dia 21 e promete groove para abanar o rabiuncho em forma de celebração. Ide lá? Bute.

terça-feira, julho 18, 2006

Dou-me para adopção.
Vou fazer 30 anos e sou músico de rock. Não costumo cheirar mal.
Em troca de dinheiro para cerveja, charros e aquela bifana da casa da Índia depois do ensaio nocturno, pode gabar-se aos seus amigos que adoptou um verdadeiro rocker. Quando der jantares eu animo os convidados com versões de rolling stones e caetano veloso.
Se tiver amigas em crise de meia-idade eu resolvo o problema. Não desafino muito. Uso quase sempre a mesma t-shirt e calças não roubando tempo significativo à sua mulher a dias.
É um bom negócio. A séeeerio.

segunda-feira, julho 17, 2006

Recadinho aos Feromona



Então? Bem sei que o deserto está quente como um raio, mas tirem lá isso do forno.

(Isto é só outro teaser. É sem maldade)
( Ó brigitte, tu desculpa aqui o cáuboi que ele não consegue dormir com tanto calor. Depois começa a ficar com ideias estranhas e a falar na terceira pessoa sobre ele próprio, como o Jardel...)

Recadinho aos TV Rural



Então, mas então, onde é que anda a gravação? Não enveredem pelo caminho do sousa Veloso. Coitado, foi apanhado desprevenido.

(Isto é só um teaser. É sem maldade)

CHICO BUARQUE

EM PORTUGAL

São seis concertos no total, em Lisboa e no Porto
(com alguma sorte esgotam todos e ele fica cá mais duas semanas)

de 30 de Setembro
a 6 de Novembro de 2006



Saravá

quarta-feira, julho 12, 2006

Então os PLUTO estiveram cá em baixo nesta maldita cidade-forno a actuar no magnífico cabaré MAXIME há cerca de duas semanas e NINGUÉM me disse nada?!?

O cáuboi está zangado, as suas faces roxas e o seu sobrolho franzido enquanto salta obsessivamente em cima do tão estimado chapéu. Depois, aproxima-se do balcão, pede uma tequila e bebe-a de um só trago. Vira-se de costas para o barman e apoia-se no balcão com o antebraço, segura o chapéu deformado, sacode-o com a outra mão e solta um:
ORA, BOLAS!

terça-feira, julho 11, 2006

Não me lembro se já aqui falei dos Make Up e deste disco. Se não falei já devia ter falado e mereço que me insultem. Não o houvia há uma porrada de tempo e hoje re-descobri-o.
Aqui (botão direito do rato - guardar como...) há um mp3 de uma do álbum. O resto gamem, saquem, comprem até mas, dê por onde der, oiçam-no e salvem-se.

"You are the light" Jens Lekman

Yeah I got busted
So I used my one phone call
To dedicate
A song to you on the radio

Yeah I got busted
In custody
I imagined our melody
Being played on a grand piano

I saw your face in front of me
It was perfect clarity
I saw a light in the end of the tunnel
And it was you

Cause you are the light by which I travel into this and that
You are the light
You are the light by which I travel into this and that

(continua...)

segunda-feira, julho 10, 2006

Canções rock cantadas em português que aconselho vivamente. Chamam-se Os Pontos Negros, são de Queluz e tenho que ver é se os apanho ao vivo.

Ska - Rude boys - Skinheads - MODs - Vespas - 2 Tone - Oi!.

Para quem queira saber melhor a história do ska e a sua "ligação" com várias sub-culturas (frequentemente mal entendidas ou contextualizadas) aconselha-se a leitura das seguintes páginas:

Ska
Rude boys
Skinhead
The Spirit of 69
Mod lifestyle
Mods e Rockers
Scooterboy
Vespa
2 tone
Oi!

sexta-feira, julho 07, 2006

O meu amigo e alter-ego Bernardo Barata meti uma canção nova no myspace dele.
http://www.myspace.com/bernardobarata

quinta-feira, julho 06, 2006

Que ressaca...

UNFOLDING



Akron/Family

site oficial

segunda-feira, julho 03, 2006

No fim-de-semana que vem os VOODOO ECONOMICS vão ao Rustik em Sintra. É no dia 8, sábado, e tocam tambem os Madcab e os Common Strange Fluid. Vários tipos de rock e a noite custa 3 euricos. Começa às dez da noite.